Consultor em Marketing Digital – RJ

Sei que você está procurando um consultor em marketing digital para lhe ajudar a conquistar resultados práticos e mensuráveis para sua empresa ou negócio, mas ainda sente dúvidas ou não sabe como escolher a melhor opção.

Apesar de querer influenciar a sua resposta para que você chegue a conclusão que eu sou a melhor opção em consultoria de marketing digital, vou escrever abaixo um guia prático de perguntas e direcionamentos, para lhe ajudar nesta sempre difícil tarefa, que é  contratar alguém para lhe ajudar a tomar as decisões mais acertadas para o seu negócio.

 

1 – O profissional que você está contratando está bem posicionado na Web?

Botão Apertar

A internet te oferece uma excelente forma de avaliar os profissionais de marketing digital pelos resultados que eles mesmos proporcionam para suas marcas pessoais. Pode acreditar em mim quando eu falo que se destacar no mercado Web é uma tarefa complicadíssima, pois teoricamente você está competindo com gente que sabe o que está fazendo e investe pesado na internet.

Por exemplo…. quando alguém tenta te vender um Curso de SEO (ou quer lhe ensinar a ficar bem nas buscas do Google), será que o próprio site está em primeiro lugar nas buscas, como no caso da minha agência, a M2BR?

 

2 – Esse consultor é bem recomendado praça em que atua?

Recomendação em sua praça

É claro que a Internet proporciona um alcance grande de potenciais clientes e trabalhos, mas o lugar onde o profissional mora e atua diretamente pode ser uma excelente maneira de você pesquisar e entender o que as pessoas da comunidade pensam e como recomendam esse consultor. Hoje em dia muitos profissionais já se intitulam consultores em marketing digital, mesmo após poucos meses de experiência prática e respaldo por cursos de curta duração ou mesmo somente graças a leitura na internet.

Será este consultor é Certificado pelo Google? É constantemente convidado para palestrar em semanas de comunicação e avaliar temas relacionados ao mercado digital, sendo o mais recente, o evento de TI mais importante do Brasil? Será que ele é professor do MBA em Marketing Digital e da formação em Marketing Digital de uma das principais escolas do Rio de Janeiro, como o Instituto Infnet?

 

3 – Qual é a formação acadêmica e a evolução profissional do consultor a ser contratado?

 

Formação Acadêmica

 

Vários profissionais escolhem esse ramo porque tem a ilusão de que é um caminho mais rápido para o sucesso. Acham que dominando ferramentas como o Adwords ou Facebook já estão aptos para “arrebentar no mercado”, mas estão na verdade estão mais para “arrebentar o mercado”. Marketing é um só, sendo a denominação “Digital” uma forma de qualificar melhor o ambiente e as ferramentas que serão utilizadas em algumas ações. Entender os princípios básicos e avançados de posicionamento de marca, comportamento do consumidor, precificação ainda são atributos fundamentais para qualquer pessoa se intitular consultor de marketing, seja ele qual for.

Veja se o profissional que você vai contratar é formado em uma excelente faculdade, tendo também como complementação acadêmica um MBA em Marketing.

 

4 – Quais são os clientes que são atendidos por esse consultor? Quais bons resultados ele já conseguiu gerar?

 

Gerar Resultados em Marketing Digital

 

Não basta só dizer que é bom ou então ter um conhecimento teórico enorme. Como qualquer arte ou conhecimento, gerar resultados requer prática e uma série de tentativas e erros. O consultor de marketing digital iniciante normalmente tem muito boa vontade e bom conhecimento, mas falta aquele item importante chamado experiência prática. Normalmente eles cobram mais barato porque você participa indiretamente da edução deles, pois errando com você e com o seu negócio, eles adquirem a experiência necessária para errar menos no futuro, quando forem profissionais experientes, onde obviamente irão cobrar mais caro.

Prefira profissionais que já atenderam clientes de vários segmentos, mas que tem experiência com clientes exigentes e grandes como o CBV, Yázigi, Odebrecht, O Globo, Candido Mendes, Hotéis Sheraton, etc.

 

5 – Além de simplesmente apontar o que deve ser mudado, será que o consultor também consegue oferecer uma equipe qualificada para colocar a mão na massa caso você deseje?

 

Equipe Web

 

Além de saber o que precisa mudar, alguém necessariamente precisa colocar a mão na massa para fazer acontecer. É praticamente impossível que um único indivíduo saiba realizar com qualidade todas as ações necessárias para ter um bom resultado no mercado digital. Certamente o seu consultor digital vai precisar de ajuda em algum momento e ai pode morar o perigo.

Será que a equipe de freelancers ou conhecidos dele não vão te deixar na mão ou deixar o serviço incompleto? Será que depois de alguns dias ou meses se você precisar de ajuda, eles irão se responsabilizar pelo que fizeram?

Escolha consultores que tem uma equipe própria e dedicada para implementar as ações identificadas na consultoria. Evita surpresas desagradáveis e permite que você aproveite ao máximo todas as recomendações do profissional que você contratou.

 

E ai, tudo pronto para tomar uma ótima decisão para o seu negócio na Internet?

Se eu te convenci de que sou uma boa opção, vou adorar receber o seu e-mail para conversamos sobre o seu projeto.